O vereador Élcio Arruda (PPS) esteve em São Paulo na última semana solicitando a vinda da Unidade Móvel de Reabilitação à Porto Ferreira. Na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, foi recebido pelo deputado Estadual Alex Manente (PPS), onde fez o pedido de intervenção do parlamentar, para viabilidade da solicitação junto a Secretaria. Élcio já havia feito requerimento na Câmara Municipal nos dois últimos anos, explicado e argumentando como funciona esta “unidade de saúde” e a importância da vinda de uma Unidade Móvel ao município, em caráter social e saúde ao munícipe ferreirense.
Em sua justificativa o vereador relata que existem 4 milhões de pessoas com deficiência no Estado de São Paulo e que a Rede de Reabilitação Lucy Montoro possui uma carreta que percorre cidades do interior. Esta unidade móvel entrou em funcionamento em 2009, possui elevador para atender pacientes em cadeira de rodas e com maca, possui sala de espera, banheiros adaptados, consultórios médicos, oficinas de próteses e órteses e médicos fisiatras e outros profissionais da área de saúde, que avaliam sem custo os pacientes pelas cidades contempladas. Após avaliação, estas próteses, órteses e cadeiras de rodas são distribuídas em áreas carentes dos municípios percorridos. Em Porto Ferreira existem centenas de pessoas que necessitam desses materiais para melhorem sua saúde e principalmente qualidade de vida.
“Por trabalhar na área da saúde no município (fisioterapia/reabilitação) tenho a informação que em Porto Ferreira e região existe uma demanda muito grande de pacientes e portadores de alguma deficiência que necessitam de próteses, órteses e ou cadeira de rodas, além de possuirmos vários bairros carentes e com famílias de baixa renda que não teriam “condições” de estar adquirindo estes materiais. Várias cidades do Estado como Piracicaba, Campinas, Avaré e Cruzeiro e Sorocaba já foram contempladas com com a vinda dessa Unidade Móvel, onde os pacientes e ou deficientes físicos são avaliados criteriosamente, por médicos fisiátras onde são aferidas as medidas, para a confecção das próteses, órteses e adaptações necessárias as cadeiras de rodas, respeitando a patologia de cada um, buscando a funcionalidade nos segmentos corporais e mobilidade, garantindo-se o direito de ir e vir. Após os materiais ficarem prontos a carreta retorna ao município e se faz os devidos ajustes, após alguns dias numa terceira etapa, é feito a entrega ao beneficiado sem nenhum custo. O trabalho dos médicos e equipes de saúde de município, também serão de fundamental importância na triagem e prescrição desses materiais. O deputado Estadual Alex Manente “prometeu” empenho junto a Secretaria dos Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo para disponibilizar mais este ganho em saúde, área social e qualidade de vida aos portadores de necessidades especiais e seus familiares do município, estou buscando incansavelmente aquilo que me comprometi principalmente na área social, visando trazer novos projetos em saúde pública para nossa cidade”, finaliza Élcio Arruda.