Em viagem a Brasília no último dia 1º de março, o prefeito Maurício Rasi se reuniu com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, professor Antônio César Russi Callegari.
O órgão zela pela educação infantil, ensino fundamental e médio. E tem como filosofia assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, além de fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. São dois os principais documentos norteadores da educação básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), ambos regidos naturalmente pela Constituição Federal.
Durante o encontro, o prefeito e o secretário discutiram pontos importantes, como os projetos voltados ao combate à drogadição. Mais uma vez o prefeito Maurício Rasi citou a importância da participação familiar neste contexto.
“Os pais e responsáveis têm o direito de acompanhar a educação de seus filhos. Participar ativamente da vida escolar das crianças interfere positivamente na qualidade do ensino”, comentou o prefeito, que já tem a expectativa de realizar em breve um encontro regional focando o tema.
Participação
Existem alguns itens que os familiares podem verificar diariamente e que muito podem melhorar a relação ensino-aprendizagem e contribuir com o sucesso da criança na escola, além de fornecer subsídios para a família detectar qualquer anormalidade que a criança, adolescente ou jovem apresente na sua vida escolar, confira alguns:
• A instituição deve ter proposta pedagógica em forma de documento e realizar reuniões e entrevistas com familiares em horários adequados à participação das famílias;
• Os familiares devem receber relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens;
• Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro);
• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional;
• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma;
• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.
Estes itens são elementos que a própria Secretaria de Educação Básica apresenta em seu site como ferramenta de auxílio no sistema de aprendizado no país.
“É algo que valorizo muito, esta participação familiar nas escolas. E aqui em Porto Ferreira nossa rede, por meio de seus profissionais, faz muito bem este trabalho. Sei do empenho e dedicação de cada um deles nesta proximidade com os pais ou responsáveis. Finalizo destacando a receptividade do professor César Callegari, que prontamente no atendeu e disponibilizou seu apoio nesta nossa cruzada contra as drogas em Porto Ferreira”, disse o prefeito.
Fonte: AECI da Prefeitura de Porto Ferreira