No início de março a Câmara de Vereadores de Porto Ferreira aprovou por unanimidade um questionamento ao prefeito Dr. Maurício Sponton Rasi cobrando explicações sobre a contratação de uma empresa para a coleta de lixo domiciliar no município.
Segundo o Requerimento nº 104/12, de autoria do vereador Rômulo Rippa, o serviço foi fragmentado, sendo realizado parcialmente por uma empresa que cede um caminhão e funcionários. Parte do serviço ainda é feito pela própria Prefeitura.
No ofício o parlamentar afirmou que percebeu a mudança de veículos e de funcionários para a prestação da coleta por não serem os caminhões de propriedade do município.
Conforme relato do parlamentar, veículos e trabalhadores estão alugados para Prefeitura Municipal de Porto Ferreira. Ele ressalta que os garis que não são servidores efetivos da administração pública costumam trabalhar sem os equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios nessa profissão.
Com a aprovação do requerimento, os vereadores solicitaram uma cópia do contrato de locação dos caminhões de coleta de lixo e o comprovante de contratação dos lixeiros que foi celebrado entre a Prefeitura Municipal de Porto Ferreira e a empresa.
No início deste ano, com a extinção do Saef (Serviço de Água e Esgoto de Porto Ferreira), a coleta de lixo domiciliar retornou à Prefeitura. Os serviços passaram a ser de responsabilidade do Departamento de Obras e Serviços Municipais.
Segundo o vereador Rômulo Rippa, por não conseguir realizar toda a tarefa diariamente com uma frota sucateada e com servidores fora de função, a administração teria contratado uma empresa de engenharia de Ribeirão Preto conhecida no ramo de limpeza pública.
Fonte e Foto para divulgação: Vereador Rômulo Rippa