O tema maus-tratos a animais vem se tornando cada vez mais debatido e discutido em diversos âmbitos da sociedade em geral. Porto Ferreira também não foge a regra, ainda mais em tempos modernos onde os meios de comunicação cada vez mais noticiam acontecimentos sobre o assunto.
Pensando no bem estar destes animais e atendendo a inúmeras sugestões e reinvicações de munícipes, o vereador Élcio Arruda (PPS) solicitou através de indicação em 2011, e reapresentada na segunda-feira, sugerindo a elaboração de um estudo/projeto por parte do Executivo local, para estar se “criando no município equipe de proteção e defesa de animais”, principalmente para cães e gatos. O vereador acredita que, assim como aconteceu no último ano (2011), terá apoio unâmime na Câmara Municipal.
Em sua justificativa para apresentação da indicação, Arruda subscreveu que: Existem vários relatos de maus-tratos e abandono de animais no município, com a ‘criação’ de uma equipe especializada haveria um maior controle destas ações, além de punição a estes infratores, que praticam uma verdadeira covardia contra seu animal de estimação. Este projeto se somaria ao projeto anterior já enviado, solicitando o cadastramento (senso) municipal de cães e gatos, além de castração para se evitar aumento do número de animais. Uma equipe de proteção uma vez em ‘ação’ estaria fazendo além do trabalho de fiscalização, orientação, divulgação, preventivo e principalmente de conscientização da população. Porto Ferreira novamente faria história, pois seria pioneira, neste assunto de caráter social e saúde pública. “Estou trabalhando intensamente procurando apontar nossos principais problemas e ressaltando o avanço que tivemos em várias áreas no município, fui questionado por diversos moradores, para estar levando até o Executivo esta proposta e tenho certeza que em breve será concretizada pela administração atual, pois também é uma vontade do prefeito Maurício em solucionar este problema que se arrasta há anos, devemos sem dúvida fazer a nossa parte, denunciando à Polícia Militar e ou a Guarda Municipal. Vale lembrar ainda que o Centro de Zoonoses também poderá estar em funcionamento muito em breve, sendo também um ganho em saúde publica, após solicitação do vereador Luís Antônio de Moraes”.
“Enviarei na próxima semana anteprojeto de lei para a criação de um Conselho Municipal para ‘proteção e defesa dos animais’. Estive ainda na Assembléia Legislativa na última semana, para propor ao deputado Estadual Alex Manente que apresente um projeto de lei para todo Estado de São Paulo no próximo ano, e o mesmo se comprometeu em levar o projeto adiante”. Veja mais sobre o trabalho do vereador acessando o site:www.elcioarruda.com.br.