Uma análise dos candidatos eleitos para a Câmara dos Vereadores nas eleições de 2012, aponta que a coligação vencedora para prefeito “Porto Ferreira com Trabalho, Seriedade e Modernidade”, tendo Renata Braga como candidata a prefeita, conseguiu eleger dois vereadores, Dorival Braga (PSB) e Dentinho (PSDB), perfazendo 18,2% do total. O percentual ficou bem abaixo do que obteve Renata Braga para a prefeitura, de 38,2% do total de votos válidos. Se o percentual fosse mantido para o legislativo, a coligação faria 4 vereadores.
A mesma observação cabe ao candidato do PV, Carlos Berque, que obteve 27,4% dos votos válidos, mas sua coligação, a “Juntos pela Porto Ferreira que queremos”, conseguiu eleger apenas um vereador, Rômulo Rippa (PSD), ou seja, apenas 9,1% do total. Caso a proporção tivesse se mantida, a coligação elegeria 3 candidatos.
Por sua vez, as coligações para vereador ligadas ao Dr. Saldanha, que ficou em segundo lugar no pleito, com 34,3% dos votos, elegeu 8 vereadores, ou seja, com 72,7% das vagas da Câmara de Vereadores. São os eleitos: Gilson Strozzi (PMDB), Miguel Bragioni (PMDB), Marcelo Nery (DEM), Maguila (PPS), Sérgio Martins (PC do B ), Élcio Arruda (PPS), Patrícia Marques (DEM) e Edite (PT).
Os números apontam que os eleitores ferreirenses reelegeram vereadores que compõem a atual base de apoio de Maurício Rasi (Gilson, Marcelo Nery, Maquila, Élcio, Sérgio Martins, e Edite), assim como elegeu dois novos (Miguel Bragioni e Patrícia Marques), mas parte considerável dos votos para prefeito desses eleitores foi canalizada para Renata Braga e Berque, razão das diferenças percentuais constatadas.