A Prefeitura de Descalvado fechou 2012 com uma dívida de pouco mais de R$ 2.600.000,00, segundo informações da Secretaria Municipal de Finanças. O valor representa 3,30% da receita arrecadada no ano passado, que foi de R$ 79 milhões aproximadamente.
Embora ainda não tenha sido possível uma análise detalhada e pormenorizada dos balancetes por parte da Secretaria de Finanças, os valores são provenientes de despesas com pessoal e seus reflexos, aquisições de bens de consumo, serviços, materiais, equipamentos e obras. São dívidas de pagamentos de curto e médio prazo.
Existem ainda os empenhos para pagamento das obras em andamento e que possuem convênios com os governos estadual e federal, totalizando algo em torno de R$ 2.500.000,00. Estes pagamentos são atrelados ao repasse de verbas conveniadas e que são liberados conforme as medições e cronogramas das obras, ou que significa dizer que são recursos que ainda estão por vir.
De acordo com o ex-secretário de finanças, Wilson Scatolini, exonerado da função na tarde desta sexta-feira, a Prefeitura tem quatro balancetes a serem considerados: o orçamentário (previsão e arrecadação); o financeiro (das receitas e despesas) – ambos já fechados; o econômico (que aponta a oscilação econômica do período, indicando ganhos e perdas) e o patrimonial (que considera o patrimônio público, podendo ter ampliado ou reduzido) – esses dois últimos ainda não concluídos.
“Inicialmente estes são os números que demandam um diagnóstico mais pormenorizado e que não foi possível ser feito ainda, podendo os mesmos sofrerem alterações. Algumas dessas despesas deverão ser pagas até o dia 31 de janeiro, porque são dívidas de curto prazo e, outras a médio prazo porque representam despesas com obras e demais contratos. É preciso destacar que o valor global de R$ 5 milhões contempla despesas oriundas de outros exercícios financeiros, e não somente de 2012”, destacou Wilson Scatolini.
A Prefeitura Municipal ainda fechou 2012 com superávit financeiro de R$ 4 milhões uma vez que a previsão inicial de arrecadação foi de R$ 75 milhões. Já o déficit financeiro girou em torno de R$ 2.624.157,79.
Fonte: www.descalvadonews.com.br