A RAPS – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade é uma ONG suprapartidária formada para discutir os problemas políticos nacionais e propor soluções para os mesmos. No encontro, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio em Indaiatuba-SP, foram debatidos os temas: Política, Democracia e Representação, dirigido pelo professor do INSPER Carlos Melo; O desencanto com a política, dirigido pelo professor do INSPER, Humberto Dantas; Governança Global e Sustentabilidade, dirigido pelo professor da FAAP Fernando Rei; Os limites do Governo: o jogo entre os Poderes, dirigido pelo professor da UFRGS Paulo Sérgio Peres; O novo arranjo institucional que queremos, dirigido pelo professor Fernando Abrucio da FGV; Comunicação Direta, dirigido pelo argentino Rodrigo Lugones da Duran Barba e associados; e, Campanha 2.0, dirigido por Maurício Brusadin da Epolitics.
O encontro foi conduzido pelo presidente da RAPS Guilherme Leal, da Natura, e pelo Diretor Executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos, professor da FAAP e da UNASP.
“Foi uma oportunidade única perceber que, na contramão das notícias de desmandos e escândalos na política existe gente e muita gente boa em todos os cantos do país, procurando apresentar alternativas éticas e sustentáveis para os destinos do Brasil. Voltei muito energizado e ainda mais otimista com as possibilidades de transformação da sociedade para melhor. É emocionante saber que temos ideais semelhantes e que estamos todos nos incentivando mutuamente a reavivar a cada dia essa chama que nos motiva no caminho de fazer o que é necessário, mas acima de tudo, o que é certo e o que podemos fazer para cumprirmos nosso chamamento, nossa vocação! Tem sido importante a interação entre todos os RAPS: líderes, jovens, empreendedores, professores, incentivadores, mentores, staff, enfim, todos os que acreditam na utopia realizável!”, comentou Berque na volta do encontro.