Na qualidade de presidente do partido DEMOCRATAS de Porto Ferreira, venho através da presente nota e em nome de nossos filiados e dirigentes, apresentar os verdadeiros motivos pelos quais o Vereador Marcelo Nery abandonou nosso partido.
Em primeiro lugar, entendo ser importante esclarecer que o Vereador Marcelo Nery, foi eleito em seu primeiro mandato filiado ao PARTIDO DA REPÚBLICA (PR) e na oportunidade em que ele abandonou o PR, sua alegação era a mesma, ou seja, perseguição.
Ele foi convidado por mim a ingressar no DEMOCRATAS, sendo que na oportunidade, eu ofereci total apoio para sua reeleição e que me ocuparia de sua defesa junto ao judiciário (justiça eleitoral) uma vez que, ele corria o risco da perda do mandato por infidelidade.
Apesar da perda do mandato ter sido julgada procedente, não medi esforços e consegui junto com os advogados por mim contratos, a reverter sua situação junto ao TSE – TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, através de medida liminar concedida pelo Ministro Dias Tófoli.
Foi uma festa, ficamos todos muito contentes, pois apenas três vereadores em todo Estado de São Paulo conseguiram manter seus mandatos em processos idênticos (infidelidade) e o vereador Marcelo foi um deles.
A eleição de 2012 chegou e o Vereador Marcelo Nery teve total apoio do partido e pessoal. Desafio o Vereador Marcelo Nery a negar o apoio recebido. Reconheço e sou ciente de que o trabalho na área da saúde, fez do Vereador Marcelo um candidato altamente competitivo, tanto que foi eleito e reeleito. Mas é importante ressaltar, que o vereador fez parte ativamente do governo do Dr Maurício e por ele foi prestigiado.
Fez parte de ampla coligação que elegeu oito vereadores, todos apoiados pelo então prefeito Dr Mauricio Rasi. Portanto, em tese, fazia parte da aposição.
Nós do DEMOCRATAS, decidimos em reunião de diretoria executiva, qual seria o posicionamento político do partido. Demos ciência ao vereador, ele descumpriu tudo aquilo que foi decidido e está registrado em ata.
Nós do DEMOCRATAS, não temos nenhuma restrição a Prefeita Municipal, pelo contrário, desejamos a ela saúde, paz e sucesso em seu governo. Porém, decidimos que, se o partido fosse convidado a participar do governo municipal, isto seria discutido entre os dirigentes do partido e considerando sempre a opinião de nossos vereadores Marcelo Nery e Patrícia Marques.
Para nossa surpresa, o vereador Marcelo aliou-se instantaneamente ao governo da Senhora Prefeita, passando a votar e apoiar todas as iniciativas, inclusive seguindo o “governo” nas votações para eleições da direção da mesa e comissões da Câmara Municipal.
Não posso e não devo acusar o Vereador Marcelo de ter recebido “vantagens” ou “espaços” no atual governo municipal, más, no mínimo, ele foi o pior dos companheiros, pois fora eleito pela legenda, ou seja, pela soma dos votos dos demais companheiros de partido e coligação. Sem estes, ele não seria vereador, pois apesar de bem votado, não conseguiria se eleger por suas próprias pernas.
Mas nem isso foi suficiente para fazer com que ele tivesse um dos sentimentos mais nobres que se espera daquele que foi lembrado; que é o sentimento da GRATIDÃO.
Neste quesito, quero ressaltar e reconhecer a lealdade, companheirismo e clara manifestação de gratidão com que a nossa Vereadora Patrícia Marques vem desempenhando seu papel junto a Câmara Municipal e ao nosso partido. Esta jovem e promissora “política” tem muito a contribuir em favor de nossa população.
Na oportunidade, esclareço que o DEMOCRATAS não proíbe, não impede e não veda qualquer conversa, contatos ou reuniões com o “Governo Municipal” pelo contrário, nós entendemos que todos devem colaborar para que tenhamos uma cidade cada vez melhor.
No entanto, o partido tem regras, estatuto e dirigentes, e o Vereador Marcelo Nery sabe que é assim que os partidos se organizam. Nós, DEMOCRATAS, não somos o partido da “boquinha” ou o partido do “governo sempre” seja ele qual for.
O que posso concluir, é que daqui alguns anos, estaremos lendo que o novo partido do Vereador Marcelo o estará “perseguindo” pois percebe-se, que a questão não são ideais, projetos e planos de governo; mas sim ideais, projetos e planos pessoais.
Ao senhor Vereador, desejo paz, sucesso e reflexão. Pois não conheço ninguém que tenha vencido na vida sendo INGRATO. O sucesso pode ser alcançado por um tempo, mas logo se vai, pois seja qual for a dor; ela vai passar. Seja qual for a alegria; ela vai passar.
EDSON PUDENCE – PRESIDENTE – DEMOCRATAS