O Processo de Eleições Diretas do partido (PED 2013) ocorreu no domingo (10), e a apuração foi concluída por volta das 19h do mesmo dia.
Fernando Bonelli obteve a preferência de 60,7% dos filiados, seguido de Serginho do Sindicato, com 38,2% e João Lazaro com 1,1%.
Já para presidente Nacional foi reeleito Rui Falcão, com mais de 70% dos votos. Em São Paulo, Emidio de Souza foi eleito presidente com maioria absoluta.
A chapa “Partido que todos querem”, liderada por Fernando Bonelli, obteve a soma de 59,3% dos votos e a Chapa liderada por Serginho, “Partido organizado gera União”, 40,7%.
Ao todo, compareceram 69% dos filiados e filiadas aptos ao voto.
“Além de renovar e reorganizar o partido, precisamos voltar a fazer um discurso que desperte a juventude para vocação política, continuar valorizando nossos setoriais e fazer uso da experiência de mais de trinta anos de história do PT, pois será um momento importante ajudar a consolidar o processo eleitoral do próximo ano”, comentou Fernando.
O novo presidente agradeceu aos votos recebidos e concluiu: “Estamos convencidos que a eleição de 2014 será uma eleição histórica para o PT, portanto PARTIDO ORGANIZADO GERA UNIÃO, e será o PARTIDO QUE TODOS QUEREM. Quero agradecer a todos que acreditam em meu trabalho junto ao PT e que me deram seu voto de confiança”.