Fotos: Marquezelli e Ministro da Saúde
O deputado federal Nelson Marquezelli comemorou a divulgação da pré-seleção de 16 municípios paulistas do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para implantação de curso de medicina em instituição de educação superior privada. O parlamentar coordenou várias reuniões nos ministérios da Educação e da Saúde com prefeitos e lideranças.
Na lista da pré-seleção estão: Araras, Araçatuba, Assis, Bauru,
Cubatão, Guarujá, Indaiatuba, Jaú Limeira, Mauá, Osasco, Pindamonhangaba, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do campo, e São José dos Campos.
“O Brasil precisa de médicos, está importando mão-de-obra. Temos de formar mais profissionais, para tanto é necessário criar mais vagas de medicina nas faculdades, sobretudo, no interior do país. Fizemos um forte trabalho para conquistarmos resultado”, comemorou o parlamentar.
E advertiu: “Agora os prefeitos precisam atender às condições do MEC para que a pré-seleção vire realidade nas suas cidades”.
Conforme o edital da União, os municípios pré-selecionados passarão por duas etapas de avaliação. Na primeira, Na primeira etapa, serão analisadas a relevância e a necessidade social da oferta de curso de medicina no município. O município deverá atender, obrigatoriamente, aos seguintes critérios:
a) ter 70 mil ou mais habitantes
b) não se constituir capital do Estado;
c) não possuir oferta de curso de medicina em seu território.
Na segunda etapa, serão analisados a estrutura de equipamentos receberão visita in loco por comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes.
Fonte: José Gustavo Braga Coluci – Presidente Municipal do PTB