Um novo caso de dengue foi registrado essa semana em Porto Ferreira. O paciente é morador do Jardim Aníbal, bairro onde outro caso já havia sido confirmado na semana retrasada. Segundo a Seção de Vigilância Epidemiológica, este é o quarto caso na cidade desde janeiro deste ano.
Do total de casos, apenas 2 são autóctones, ou seja, foram contraídos na cidade. Nos outros dois, registrados no Jardim Paschoal Salzano e Jardim Porto Bello, os pacientes contraíram a doença em outros municípios.
Apesar do número de casos positivos esse ano já ser o dobro comparado ao ano passado, quando o município registrou apenas 2 casos, a situação ainda não é tão alarmante. “Se compararmos com municípios do mesmo tamanho, é pouco, está sob controle”, diz o chefe da seção de Seção de Vigilância Epidemiológica, Romualdo Malaman Júnior.
Júnior explica que a maioria dos casos é mesmo registrado nessa época do ano, mas que o contágio tende a diminuir nos meses seguintes. “A transmissão é mais no começo do ano, por causa da chuva e do calor e por que o mosquito gosta de um tempo mais quente para se reproduzir”.
O risco de contrair dengue, no entanto, não é nulo mesmo nos meses mais frios. Por isso, a prevenção deve ser contínua. “A dengue tem que ser combatida o ano todo, não só no período de transmissão. Mesmo quando não há casos, a Vigilância visita as casas pedindo a colaboração, orientando”, diz o chefe da seção.
Com o trabalho constante da Vigilância e a colaboração da população, a cidade deve ficar longe da marca atingida em 2006, quando 47 casos da doença foram confirmados. Júnior está confiante. “De uma maneira geral, podemos falar que o pessoal está mais consciente, e isso é o mais importante”.