Uma semana de explanações, trabalhos teóricos e práticos antes de os 44 novos integrantes da equipe controladora de vetores começarem o trabalho de campo visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Após serem aprovados em processo seletivo promovido pela Prefeitura, os novos servidores são parte de ação que tem como objetivo conter o avanço do mosquito e, consequentemente, da doença, que este ano atingiu índices alarmantes, sendo classificada como epidemia.
O trabalho de treinamento dos novos agentes aconteceu no auditório do CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem), sendo monitorado por profissionais da área de saúde, principalmente os ligados diretamente ao combate do mosquito Aedes.
Wilder Bertonha, diretor do Departamento Municipal de Saúde, que acompanhou a abertura dos trabalhos na manhã da última segunda-feira (05/07), ressaltou a importância dos novos agentes em receber orientação de quem já tem experiência necessária para transferir ao grupo. “Quem ganha com esta ação é a cidade que, infelizmente, este ano foi marcada por um número alarmante de casos de dengue. A experiência que os profissionais da atual equipe de vetores têm será um elemento facilitador para que os novos possam captar rapidamente o que lhes foi passado, e imediatamente iniciarmos nova etapa desta luta contra a doença”, destacando a preocupação do prefeito com o problema da dengue em Porto Ferreira.
Os agentes estarão se dividindo em equipes de trabalho, focando inicialmente os locais de maior incidência do mosquito. “É importante que a população continue colaborando, eliminando tudo o que possa servir de criadouro além de receber bem os agentes que estão devidamente identificados”, finaliza Bertonha.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal