Porto Ferreira vem registrando baixos níveis de umidade relativa do ar. Hoje, 30 de agosto, a cidade registra o índice de 21% e encontra-se em estado de atenção, de acordo com o Jornal do Tempo.
As previsões até a próxima segunda-feira, 06, não indicam chuva, o que também agrava a situação do rio Mogi Guaçu, que marca 0,80 cm, bem abaixo do nível normal de água (aproximadamente 2 m). A umidade estará variando entre 26% e 19%, sendo que o menor índice está previsto para amanhã (31).
Segundo a Organização Mundial de Saúde de 50% a 100% são considerados níveis adequados de umidade relativa do ar. Abaixo de 30% é considerado preocupante, sendo que de 20% a 30% entra em estado de atenção, de 20% a 12% em estado de alerta e abaixo de 12% emergência.
O tempo seco causa danos à saúde, desde ardência e ressecamento dos olhos, boca e nariz, até o agravamento de doenças respiratórias.
Enquanto durar o estado de alerta, a Defesa Civil recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre 10h e 17h. Também é aconselhável a ingestão de bastante líquidos para evitar a desidratação.
Os ambientes também podem ser umidificados com toalhas molhadas, reservatórios com água ou umidificadores. Para aliviar irritação das vias aéreas e dos olhos, eles podem ser lavados com soro fisiológico. A pele também merece atenção especial. É indicado evitar banhos muito quentes, que ressecam a pele, e usar hidratantes corporais.
Previsão do tempo: http://jornaldotempo.uol.com.br/