Nos dias 24 e 25 de novembro foi realizada em Porto Ferreira a 1ª Conferência Municipal de Acessibilidade, com o lema “Acessibilidade para Todos com Gestão Democrática, Participativa e Controle Social”. O evento ocorreu nas dependências do Anfiteatro Municipal Izaltino Casemiro e reuniu diversos segmentos da sociedade e representantes de entidades ligados ao atendimento de pessoas com deficiência, a sociedade civil organizada e cidadãos portadores de deficiência ou necessidades especiais.
O evento, que reuniu nos dois dias 110 participantes, discutiu a questão da inclusão e da acessibilidade no município. O prefeito Maurício Rasi, na abertura do evento, agradeceu à presença de todos e comentou sobre a importância da criação do Comude (Conselho Municipal Participativo dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência e Necessidades Especiais), que terá caráter permanente, deliberativo e fiscalizador; a participação da sociedade no evento, elogiando o empenho de todos os presentes para a constituição sólida do Conselho. Agradeceu ainda à presidente do Comude, Cristiane Santana, pelo trabalho desempenhado até hoje na condução do órgão.
No dia 25 (quinta-feira), segundo dia da conferência, a abertura do evento foi abrilhantada com a apresentação do Grupo de Dança SIM, que emocionou e cativou o público presente com sua apresentação.
O vice-prefeito Saldanha Leivas Cougo, palestrante do evento, desenvolveu o tema “Acessibilidade para Todos”, quando ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos portadores de deficiência e mobilidade reduzida em diversos locais públicos do município. Enfatizou ainda a importância da criação do Comude para colaborar com a Administração Pública na retirada desses obstáculos.
Durante os trabalhos da conferência, que foram conduzidos pelo presidente do Compur (Conselho Municipal de Política Urbano), professor Paulo Roberto Bernardo, e pelo chefe da Divisão de Planejamento Urbano, Tiago Varisi, o público presente discutiu de maneira democrática e participativa e aprovou o Regimento da Conferência, o pré-projeto de lei da nova estrutura participativa do Comude, que será encaminhada ao Departamento Jurídico do Poder Executivo para análise e, posteriormente, ao Poder Legislativo local.
Finalizando os trabalhos, foi realizada a eleição dos novos 12 conselheiros e respectivos suplentes por segmento, conforme o regimento da conferência, ficando a diretoria do Comude com a seguinte composição: Marco Antonio Gavério (presidente), Antônio Aparecido Lopes (vice) e Bruno Dornelles Mafaldo (1º secretário).
Fonte:assessoria especial de comunicação da Prefeitura de Porto Ferreira