Os casos de dengue aumentaram em Pirassununga em relação a semana passada.
Os números registrados pela Secretaria Municipal da Saúde na primeira semana de abril mostravam 29 casos de dengue em todo o município e agora, após os 15 primeiros dias do mês estão contabilizados 45 casos, um aumento significativo.
Destes novos casos, 39 são autóctones, ou seja, de pessoas que foram infectadas pela dengue no próprio município. Seis casos são importados. Existem ainda casos suspeitos que serão analisados pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde.
Os números, porém, são bem menores do que os registrados em 2010. Em abril do ano passado, já eram registrados mais de 500 casos de dengue em Pirassununga. A redução foi de cerca de 90%. Parte disso se deve ao trabalho de prevenção adotado no município e com o apoio de agentes comunitários de saúde nos bairros. Ao todo, em 2010, foram registrados 810 casos da doença, com uma morte por dengue hemorrágica.
LEME
Em 2011 já foram contabilizados 130 casos positivos de dengue em Leme.
Segundo Marcos Scherma, responsável pelo Setor de Controle de Zoonoses, a maior concentração de casos até agora está na região do Jardim Saulo, Santa Marta, Santa Paula, São José e entorno. “Embora a população tenha conhecimento de que devemos combater a dengue todo dia, através de campanhas disponibilizadas nos meios de comunicação e através do trabalho incansável dos agentes, ela não acredita e não realiza a sua lição de casa, que é tomar todos os cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti”.
O mês de abril tem sido o mês com o maior número de notificações e casos confirmados na cidade nos últimos seis anos. No ano de 2010, 1.524 notificações foram registradas e 1.290 casos foram confirmados. Mas, segundo Scherma, estes números podem ter sido muito maiores, pois deixaram de incluir as pessoas que não procuraram o CS-II para efetuar os exames.
PORTO FERREIRA
Em Porto Ferreira foram confirmados 14 casos de dengue em 2011, conforme divulgado pelo Controle de Vetores de Porto Ferreira. 23 pacientes ainda aguardam resultado da sorologia.
Fontes: portallemenews e pirassunungadifusora