O curso de Medicina Veterinária da Unicastelo campus Descalvado e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) do Governo Municipal comemoram realização do sétimo Mutirão de Castração de Cães e Gatos, promovido continuamente deste outubro de 2009. Na última etapa, em 16 de abril, 39 animais foram submetidos ao procedimento cirúrgico, elevando para 304 o número de esterilizados pela ação.
O programa é oferecido gratuitamente a famílias de diferentes bairros, submetidas à triagem sócio-econômica, que não têm condições financeiras de pagar pelo serviço em clínicas veterinárias particulares.
A iniciativa é fruto de parceria firmada entre Unicastelo e Prefeitura de Descalvado em vistas de manter o controle da natalidade de cães e gatos e consequente prevenção das zoonoses no município. O procedimento conta com aparato da universidade que dispõe seus profissionais e alunos bem como toda a estrutura do Hospital Veterinário para os procedimentos. Karina Bürger, professora do curso de Medicina Veterinária, e Maria Cecília Gentil, diretora da SEAPA, coordenam as etapas de esterilização.
Para a universidade, a ação é importante por possibilitar contato dos alunos com as práticas profissionais. “Os mutirões de castração servem como extensão dos apontamentos teóricos ministrados na graduação. Eles servem como horas práticas de estágio e observação. Nossos discentes atuam nas fases de recepção, contenção e preparação dos animais e observam a técnica cirúrgica dos médicos veterinários, assessorando os procedimentos”, afirmou Karina.
Vale destacar que os animais submetidos à cirurgia de castração não apresentaram problemas ou sequelas, o que revela a alta capacidade dos profissionais envolvidos e o cuidado com o bem estar animal. A SEAPA dispõe, ainda, assistência ao período pós-operatório. “Trata-se de um atendimento de qualidade e responsável. Não apenas oferecemos o procedimento cirúrgico, como também ficamos à disposição das famílias para observar a recuperação dos cães e gatos submetidos ao procedimento cirúrgico e atender eventuais chamados”, disse Maria Cecília.
As coordenadoras destacam o apoio voluntário de profissionais da cidade que dedicam tempo e habilidade a favor dos mutirões.
“A realização das etapas do mutirão de castração só é possível graças à participação voluntária e generosa de colegas que se dispõem em nos auxiliar”, enfatizaram as coordenadoras.
“O Mutirão de Castração é amparado pela Unicastelo e Prefeitura Municipal, mas depende da ação voluntária de médicos veterinários da cidade e região. Estamos abertos à contribuição de outros profissionais que desejarem apoiar esta iniciativa”, acrescentou Karina.
Nesta etapa, os médicos veterinários Luís Fernando Gentil, Natália Tognetti, Anderson Trevisan, Maíra Trevisan e Jaqueline Fonseca conduziram os procedimentos.
Fonte: Fábio José de Mello – Assessor de Comunicação Social – Prefeitura de Descalvado