Não atingir o peso correspondente à idade é um sinal de alerta para um possível problema de anorexia. Os jovens, com medo de engordar, policiam-se sem qualquer controle mesmo estando com peso inferior ao ideal para a sua idade e estatura. Geralmente limitam suas refeições a alimentos pouco calóricos e em quantidades insignificantes e negam sentir fome.
A anorexia é uma doença e faz com que os jovens acabem isolando-se do convívio social, limitando suas atividades à escola, casa e exercícios físicos.
Já na bulimia nervosa ocorre comportamentos contrários. Os pacientes tem como característica comer compulsivamente e normalmente alimentos muito calóricos. Logo em seguida, são tomados por um sentimento de culpa e tentam resolver com horas de exercício físico exaustivo ou provocando vômitos.
Normalmente são pacientes sujeitos a grande variação de peso, com ganhos e perdas freqüentes.
São muito graves as conseqüências que ambos distúrbios podem causar: desde problemas cardíacos e gástricos a comprometimento ósseo e de vários órgãos. Especialistas alertam que, em geral, os pacientes bulêmicos ou anoréxicos, muito antes da doença estabelecida, já apresentam alguma alteração do comportamento: hábito de fazer dieta mesmo quando o peso é proporcional a estatura, crítica constante a alguma parte do corpo, e insatisfação, mesmo ao perderem peso, com diminuição gradativa de suas atividades sociais.
Ao detectar esses sinais, procure um médico. O tratamento normalmente exige a atuação de profissionais médicos, nutricionistas e acompanhamento psicológico.
Fonte: UNIDAS