A Secretaria da Saúde iniciou na última quinta-feira, 24, a campanha Fique Sabendo, para incentivar a realização de testes de HIV e, paralelamente, combater o preconceito e o medo do exame que pode identificar precocemente a infecção pelo vírus da Aids, ajudando a salvar vidas.
Cerca de 100 mil testes deverão ser realizados gratuitamente em todo o Estado até o último dia da campanha, 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids.
Em todo o Estado, 500 municípios aderiram à campanha, disponibilizando o teste e as orientações em suas redes de saúde
.
Em Porto Ferreira, os testes rápidos de HIV da Campanha Fique Sabendo serão realizados na Vigilância Epidemiológica, no período de 29 de novembro a 01 de dezembro, das 7 às 20 horas. A Vigilância Epidemiológica também presta atendimento aos interessados de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
Dados do Programa Estadual DST/Aids apontam que nove pessoas morrem por dia em decorrência da Aids e que 50% desses óbitos estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção.
“A campanha visa disseminar que os testes são disponibilizados à população gratuitamente em toda a rede pública de saúde. É fundamental que as pessoas com vida sexual ativa façam o exame para descobrirem se são ou não portadoras do vírus HIV”, afirma a coordenadora do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo, Maria Clara Gianna.
Quem tiver o vírus detectado em exame receberá orientação e encaminhamento imediato para acompanhamento médico adequado à doença. Segundo Karina Wolffenbüttel, coordenadora da campanha Fique Sabendo, é importante ressaltar ainda que os testes serão realizados por equipes profissionais treinadas e que o atendimento é individual. “Todo o processo é feito de forma cautelosa e sigilosa”, afirma Karina.
A população poderá consultar gratuitamente o Disque DST/Aids (0800-16-25-50) ou a página do CRT na internet para verificar qual a unidade de saúde mais próxima onde a campanha será realizada. O disque DST/Aids funcionará em horário especial, das 7h às 19h, diariamente, neste período.
Fonte: Secretaria da Saúde