Um médico foi flagrado fumando dentro da Casa de Saúde, no bairro Vila Nery, em São Carlos. A EPTV divulgou em seu jornal de hoje imagens que foram gravadas no dia 30 de dezembro de 2011, por uma pessoa que esperava para ser atendida no hospital que atende pacientes do SUS.
Na gravação, o médico A.A.J. aparece fumando dentro do consultório no hospital. Na porta ao lado da sala, é possível ver um cartaz do governo do Estado de São Paulo com o símbolo da lei antifumo e o aviso de que é proibido fumar naquele local.
O diretor superintendente, Fernando de Luca, disse que não sabia da situação e que existe uma área reservada para fumantes no local. O diretor afirmou ainda que o médico terá suspensão de um dia de atendimento nos ambulatórios. “Se houver segunda vez será uma semana de suspensão e na terceira vez ele pode ser desligado do corpo clínico seja ele quem for. Foi um deslize e eu espero que isso não aconteça mais”.
Para evitar novos problemas o hospital deve passar por reformas e receber detectores de fumaça daqui há três meses.
O médico não quis falar sobre o assunto.
Fiscalização
Desde que a lei entrou em vigor há dois anos e cinco meses, em todo Estado, foram multados sete hospitais e serviços de saúde.
No total, já foram aplicadas 1,3 mil multas e feitas cerca de 560 mil fiscalizações. Para denunciar o telefone é o 0800-771-35-41.
Veja a reportagem completa acessando: http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,3,387876,Medico+e+flagrado+fumando+dentro+de+consultorio+em+hospital+do+SUS.aspx