No último dia da campanha de vacinação contra a raiva animal – sábado (11/08) –, o Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, instalou três postos para imunizar cães e gatos, das 8h às 16h, em pontos estratégicos da cidade (praça da Rodoviária, praça Vila da Sybilla e Jardim Anésia).
Ao total foram 17 pontos de vacinação, distribuídos nos maiores bairros da cidade, aonde os animais receberam a vacina durante todo o dia. Vale ressaltar também que a campanha teve o acompanhamento e supervisão dos veterinários pertencentes à Prefeitura, Amanda Baso, Fábio Nichida e Luciene João, para caso algum animal vacinado apresentasse qualquer tipo de intercorrência.
Até o momento, foram vacinados aproximadamente 7 mil animais, o que representa apenas pouco mais da metade esperada, que são 12,9 mil doses estipuladas pelo Estado de São Paulo.
Segundo informações da veterinária responsável pela campanha, Amanda Baso, a adesão pode estar baixa devido à suspensão da campanha que aconteceu em agosto de 2010 no Estado de São Paulo, após registros de choque anafilático e de mortes de animais. “Nós estamos trabalhando atualmente com uma vacina segura, de outro laboratório. Elas são importadas e iguais às que existem nas clínicas veterinárias”.
“Para aqueles que perderam o dia da vacinação em seu bairro, compareça à Vigilância Sanitária (CS-II, de frente ao antigo Ferreirão) com um recipiente contendo gelo, que estaremos fornecendo a vacina gratuitamente para levar para casa”, diz Amanda.
A Vigilância Sanitária agradece a todos que participaram desta campanha, o apoio do Departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica, Júnior e Romualdo (Departamento de Saúde), Régis, Martins, Milton e Marcel (motoristas), veterinários (Fábio e Luciene), agentes de Saúde, equipe do Controle de Vetores, e a todos que direta ou indiretamente auxiliaram.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal