Em parceria com o Departamento Municipal de Saúde de Porto Ferreira, a Foz do Brasil aderiu ao movimento mundial denominado “Outubro Rosa”. O movimento visa chamar atenção para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Embora muitas pessoas ainda não saibam, o câncer de mama não atinge apenas as mulheres. Homens também podem desenvolver a doença, embora esta situação seja mais rara. O autoexame deve ser feito regularmente, pois a detecção da doença em seu estágio inicial aumenta muito as chances de cura.
E nesta semana, as integrantes do Departamento de Saúde, Dayene Biancardi Fernandes, Lívia Bosquetti Santana e Roseli Stefani estiveram na sede da Foz – unidade Porto Ferreira para firmar uma parceria com a concessionária. Elas foram recebidas pelo responsável Administrativo e Financeiro, Wilson Feliciano, além da Diretora e do Gerente da unidade, Paula Violante e Cleber Salvi, respectivamente.
De acordo com dados do Departamento de Saúde, neste ano de 2012 já foram realizadas mais de 1.300 mamografias. Este é um exame de diagnóstico por imagem, que tem como finalidade estudar o tecido mamário, sendo possível detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.
Assim como foi feito em diversos prédios e monumentos históricos do Brasil e do mundo, Porto Ferreira iluminará, com a cor rosa, a Estação de Tratamento de Água Oswaldo da Cunha Leme durante todo o mês de outubro. A partir de hoje, 04 de outubro, quem passar pelo local irá notar a nova coloração das luzes da ETA. Os integrantes da unidade também estão trabalhando com o laço rosa, símbolo da campanha.
“O principal objetivo desta campanha é conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama. A campanha, que foi divulgada nacionalmente, já é de conhecimento geral da população, pois já tivemos o Cristo Redentor e o Congresso Nacional iluminados”, comentou Dayene Biancardi Fernandes.
De acordo com a diretora da Foz – unidade Porto Ferreira, Paula Violante, a concessionária apoia regularmente as ações sociais do município. “É uma grande honra para nós podermos participar e ajudar uma causa tão importante como essa” ressaltou.
Fonte: Foz do Brasil