Produtor rural, neste mês de novembro, vacine seu rebanho de bovinos e bubalinos contra a Febre Aftosa.
A vacinação deverá ser feita até o dia 30/11/2012 e a data limite para apresentar a declaração de vacinação é até o dia 07/12/2012.
As declarações de vacinação estão disponíveis nas lojas agropecuárias e também no site da Defesa Agropecuária (www.cda.sp.gov.br).
Deverão também ser vacinadas as fêmeas de bovinos e bubalinos com idade de 3 à 8 meses, contra a Brucelose.
O produtor é responsável pela compra das vacinas bem como pelo preenchimento da declaração de vacinação a ser entregue completa no Escritório, Unidade ou Inspetoria de Defesa Agropecuária, de todos os bovinos e bubalinos da propriedade, relatando também as demais espécies de criação como equinos, suínos, ovinos e caprinos.
As penalidades para os que não vacinarem serão de cinco Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesps) o equivalente a R$ 92,20 e três R$ 55,32 para os que deixarem de comunicar a aplicação, valores referentes por cabeça.
A ocorrência de foco da doença em território nacional, acaba gerando prejuízos econômicos e sociais diversos, como: emagrecimento, sacrifício de animais doentes e os que estiverem próximos, cancelamento imediato de exportação de carne bovina, suína e derivados, causando assim um prejuízo a Economia Nacional.
O estado de São Paulo é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como livre de Febre Aftosa com vacinação e não registra casos da doença há quinze anos.