A prefeita Renata Braga e a diretora municipal de Saúde, Edeltraut Nothling Zoia, fizeram visitas em duas Unidades de Saúde do município na manhã desta quinta-feira (14/02). O objetivo foi verificar as condições de trabalho e conferir as principais carências do setor.
A primeira visita foi à Unidade Básica de Saúde (UBS) Elza Falco Paschoanelli, no Jardim Anésia, uma das que mais atendimentos realiza na rede municipal, uma vez que atende a moradores dos bairros Jardim Águas Claras, Anésia, Anésia 2, Estância Flávia, Cuca Fresca e ainda parte da zona rural. Somente no acompanhamento de gestantes, atualmente são 38, sendo que cerca de 25% são menores de 20 anos de idade.
Uma das preocupações da prefeita na visita à Unidade foi justamente o grande número de ocorrências de gravidez na adolescência. “Vamos estudar uma campanha de orientação e prevenção junto à comunidade”, comentou Renata Braga.
A prefeita também determinou à diretora de Saúde para que veja a possibilidade de aumentar o número de dias em que é prestado o atendimento por profissional de Odontologia. Atualmente, são apenas duas vezes por semana, em meio período. “A demanda da região é muito grande e precisamos aumentar as consultas. O problema que enfrentamos é a falta de profissionais contratados pela Prefeitura”.
A falta de profissionais também foi uma das constatações verificadas à outra Unidade de Saúde, o Centro de Saúde II, na região central. Ali funcionam órgãos como a Vigilância Sanitária e a Unidade de Saúde da Mulher. Em conversa com a chefe da Vigilância, Amanda Baso, a prefeita e a diretora de Saúde foram informadas sobre a carência de fiscais.
“Vários setores do Departamento de Saúde estão com falta de profissionais. O quadro de servidores hoje não é muito diferente do que o apresentado há 10, 20 anos. Só que atualmente a estrutura é muito maior e o número de funcionários não aumentou na mesma proporção”, relatou Edeltraut Zoia.
A prefeita Renata Braga disse que vai proceder um estudo juntamente com os Departamentos de Administração e Finanças para verificar a possibilidade de contratação de novos profissionais para o Departamento de Saúde.
Fonte: AC