A Seção de Controle de Vetores vem realizando nas últimas semanas o trabalho de nebulização de veneno em partes de bairros de Porto Ferreira onde foram registrados casos de dengue.
Entre os bairros visitados estão: Lagoa Serena, Jardim Primavera, Centro, Vila Daniel, Vila Nova, Alto do Serra D’água, Jardim Salgueiro, Vila Maria e Jardim Santa Rosa. Nos próximos dias estão programadas novas visitas nos bairros Jardim Progresso, Vila Nova, Vila Daniel, Jardim Anibal e Jardim Sérgio Dornelles de Carvalho.
Porto Ferreira contabiliza em 2013 um total de 110 casos positivos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo que 94 são autóctones (contraídos no próprio município) e 16, importados. Estes dados estão atualizados até quarta-feira (15/05).
A Seção de Controle de Vetores informa ainda que 42 casos suspeitos aguardam pelos resultados. “Até agora no mês de maio foi positivado apenas um caso, sendo que outros dois deram negativos. Em abril, por exemplo, foram positivados 57 casos, sendo o mês de maior incidência”, explica o chefe da Seção, José Antônio de Thomazi.
“Estamos ainda com temperaturas elevadas para esta época do ano, propícias para a proliferação do mosquito transmissor. O que tem ajudado é que não está chovendo. Por isso, a participação de todos neste momento é fundamental”, comentou a diretora de Saúde, Edeltraut Nothling Zoia
Ao aparecerem sinais ou sintomas da doença – doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo – a pessoa deve procurar orientação na Unidade de Saúde mais próxima para coleta de exame específico e demais cuidados. De cada caso suspeito são realizadas ações de bloqueio e controle de criadouros em nove quadras ou quarteirões ao redor da casa e/ou local de trabalho/estabelecimento.
De acordo com notícia veiculada no portal G1, muitas cidades da região apresentam uma epidemia da doença: Leme (3.417 casos), Araras (895), Matão (748), Rio Claro (581), Aguaí (393), Vargem Grande do Sul (388), Mococa (346), Conchal (245), São José do Rio Pardo (165), Nova Europa (121), Santa Gertrudes (103), Boa Esperança do Sul (48) e Santa Cruz da Conceição (27).
Fonte: AC