Um usuário do sistema de saúde de Porto Ferreira enviou uma mensagem ao site, dizendo que vários postos de saúde do município estão funcionando sem sem enfermeiro padrão, e os auxiliares e técnicos estariam infringido normas do COREN (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo). O usuário diz que há lugares que simplesmente não há um técnico ou auxiliar.
O usuário cita em seu relato que na UBS Mozar Barggio, localizada no Jardim Águas Claras, não há um responsável de nível superior, sendo o mesmo gerenciado por uma servente, que estaria realizando trabalho fora de sua função.
“O médico me receitou um remédio e os auxiliares de enfermagem não sabiam como aplicar, foi um desespero ser atendido no posto de saúde, pois falta enfermeiro, falta técnico e auxiliar de enfermagem, e falta atendente preparado e mais educado em várias unidades”, disse o usuário.
O site apresentou as reclamações à Administração Municipal, que assim se manifestou, em resposta enviada por meio da Assessoria de Comunicação:
1- Quanto a falta de enfermeiros, existem profissionais de férias, afastados por licença médica e os que pediram exoneração. Não há como contratar novos profissionais para substituição.
2- Quanto a Unidade do Águas Claras, esta unidade foi inaugurada sem os profissionais necessários para o correto atendimento. O que está conseguindo é com a supervisão da Enfermeira do Bairro Jardim Anésia.
3- Quanto a falta de auxiliares de enfermagem, a situação é a mesma, há uma defasagem de profissionais e não há possibilidade de contratação no momento. Não há concurso público aberto.
4- Há previsão de concursos públicos a partir do segundo semestre de 2013.