Na última semana o Centro Odontológico Dr. Eduardo Ramos Ribeiro da Silva, localizado ao lado do Pronto-Socorro Municipal, recebeu novos equipamentos para melhor atender aos pacientes e dar condições de trabalho mais digna aos profissionais do setor. Foram trocados todos os seis equipo odontológicos – nome técnico dado aos gabinetes, que englobam cadeira de atendimento, cadeira auxiliar para o profissional, cuspideira, unidade auxiliar e refletor.
Cada equipo está avaliado em cerca de R$ 10 mil. As unidades foram enviadas ao município pelo programa Brasil Sorridente, do Governo Federal. “Nossos equipamentos antigos, que foram instalados no final de 2005, estavam muito desgastados, apresentando problemas funcionais e causando desconforto aos pacientes”, explica o chefe da Divisão de Odontologia da Prefeitura, Dr. Dércio Melara.
Na manhã de terça-feira (01/10) a prefeita Renata Braga esteve no Centro Odontológico para conhecer os novos equipamentos. “Fiquei bastante contente com esta troca, pois como todos sabem nosso governo prioriza a humanização no atendimento à população. Agora, os pacientes terão mais conforto nos tratamentos”, comentou Renata Braga.
A prefeita também recebeu a notícia, durante a visita, de que houve uma queda significativa na fila de espera para tratamento desde o início do ano. “Em janeiro, a lista de espera contava com cerca de 600 pessoas. Agora, este número caiu para aproximadamente 330. Ainda não é o ideal, mas é um ponto a ser comemorado”, destacou Melara.
Outro fator positivo verificado em 2013 foi o pagamento de diversos fornecedores e a reposição de material de trabalho. “Nosso estoque estava quase zerado em janeiro”, diz o chefe da Divisão de Odontologia.
Atualmente, o setor de Odontologia do município conta com 22 cirurgiões-dentistas, número que praticamente não sofreu alteração nos últimos 10 anos. “Estamos com um número defasado de profissionais. Enquanto não for realizado novo concurso para aumentar a oferta de dentistas na rede pública, a prefeita Renata Braga autorizou o aumento de jornada para cinco profissionais, com 60 horas cada. Isto certamente refletiu na queda do número de pessoas na lista de espera por tratamento”, finaliza Melara.
O Centro Odontológico realiza cerca de 2,5 mil atendimentos mensais, entre pacientes em tratamento e urgências.
Fonte: AC
Fotos:
Dr. Dércio Melara e prefeita Renata Braga
Um dos novos equipo do Centro Odontológico