Em 2012, doença foi a oitava causa de morte no município
Durante o mês de outubro o Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira fará uma campanha de prevenção ao câncer de mama. Trata-se do “Outubro Rosa”, que remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas, e instituições públicas.
Porto Ferreira aderiu ao movimento “Outubro Rosa” sabendo da importância da prevenção ao câncer de mama para as mulheres do município.
As atividades começaram na terça-feira (01/10), com o agendamento de mamografias para um mutirão na cidade de Américo Brasiliense. As mulheres também vão receber orientações nas Unidades de Saúde quanto à importância do autoexame da mama e da mamografia.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.
Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de um centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, por isso a detecção precoce é uma estratégia fundamental.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Em Porto Ferreira, no ano de 2012, o câncer de mama foi a oitava causa de morte da população residente.
Fonte: AC