A Seção de Controle de Vetores da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou nesta quarta-feira (12/02) que o município registrou os primeiros casos de dengue em 2014. São dois casos “importados”, ou seja, contraídos em outros municípios. Um dos pacientes reside no Jardim Paschoal Salzano e o outro no bairro Serra D’água, próximo à Emei Professor Alcides Salzano.
A equipe de Controle de Vetores reforça os pedidos à população para manter seus imóveis livres de objetos que possam armazenar água parada, onde o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, se prolifera.
No mês de janeiro foi realizada a Avaliação de Densidade Larvária, que aponta o IB (Índice de Breteau), que por sua vez apresenta dados numéricos que revelam a quantidade de larvas e insetos em desenvolvimento encontrados durante as vistorias das residências. Tal levantamento se dá devido ao período do verão.
Mesmo com uma quantidade de chuvas abaixo do esperado, o município está em situação de “alerta”, pois registrou um IB de 2,7, acima do que é recomendado pela Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e Ministério da Saúde, que é 1,0. Foram encontrados vários tipos de recipientes que acumulam água servindo como criadouros do mosquito em vários bairros da cidade, sendo que cada bairro com características diferentes aos outros.
Em 2013 o município registrou 131 casos positivos da doença, sendo que 17 “importados” e 114 autóctones (contraídos dentro do município). Algumas cidades da região já registram números elevados de casos em 2014, como Boa Esperança do Sul e Casa Branca. Portanto, prevenção é palavra de ordem.
“A Equipe de Controle de Vetores está realizando suas atividades normalmente, fazendo a sua parte, mas a população também tem de fazer a sua, ajudando a eliminar os criadouros do mosquito, abrindo suas casas para os agentes. Só assim conseguiremos controlar o avanço da doença no município, sendo uma batalha constante”, comentou o chefe da Seção, José Antônio de Thomazi.
Fonte: AC