De acordo com dados divulgados pelo Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira nesta terça-feira (01/04), a Campanha de Vacinação contra o HPV já imunizou 46% das adolescentes de 11 a 13 anos, o equivalente a 537 doses de uma população estimada de 1.171 meninas.
A campanha, que prossegue no município até 11 de abril pretende vacinar 80% deste público. “Portanto, temos ainda muitas adolescentes para serem vacinadas. A equipe da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde está solicitando que pais e responsáveis estimulem as adolescentes a receberem a dose da vacina”, comentou a diretora do Departamento de Saúde, Edeltraut Nothling Zóia.
A vacina não tem reação nem efeito colateral, nem estimula as meninas à atividade sexual. É uma forma de prevenção futura.
Neste aspecto, de estímulo e apoio à campanha, o Rotary Clube de Porto Ferreira realizou uma reunião no dia 27 de março, quando a prefeita Renata Braga foi representada pela diretora Edeltraut Zóia, e algumas diretoras de escolas municipais, para entrega de folhetos explicativos e de orientação sobre a vacina HPV e de algumas camisetas alusivas à campanha.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os tipos HPV 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.
A vacina contempla ainda dois tipos de HPV de baixo risco (HPV 6 e 11), causadores de 90% das lesões anogenitais. Vale ressaltar que a vacina não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, de forma que as pessoas vacinadas devem sempre usar preservativos nas relações sexuais.
Fonte: AC