A Seção de Controle de Vetores da Prefeitura de Porto Ferreira divulgou nesta quarta-feira (09/04) que foram registrados mais dois casos de dengue, sendo um deles autóctone (contraído no próprio município) e o outro, importado. Com isso, a cidade registra em 2014 um total de cinco casos (dois autóctones).
O trabalho de prevenção continua por todo o município. No último sábado o Parque Residencial José Gomes e o Jardim Porto Seguro receberam nebulização com veneno em 19 quadras. Um dos maiores problemas encontrados no local foi a grande quantidade de lixo espalhado pelas vias públicas. “Além de propiciar o aparecimento de insetos e animais peçonhentos, o lixo também pode servir como criadouro do mosquito da dengue, que utiliza água parada para se reproduzir”, alerta José Antônio de Thomaz, chefe de Vetores.
Outros bairros que receberam nebulização foram o Jardim Jandyra e o Jardim Independência. Neste, os agentes aplicaram o veneno nas dependências do Caic Professor João Teixeira. Unidades escolares também estão recebendo palestras sobre prevenção.
Algumas cidades da região já confirmaram epidemia da doença. Portanto, somente com a colaboração de toda a população o município se verá livre da dengue. A Prefeitura Municipal, por sua vez, numa ação envolvendo diversos Departamentos, está organizando uma grande operação de limpeza e orientação por toda a cidade no mês de maio.
Dia Mundial da Saúde
Na segunda-feira (07/04) foi comemorado o Dia Mundial da Saúde, tendo como tema este ano as doenças transmitidas por vetores.
Durante a semana a equipe dos agentes de vetores com funcionários do Departamento de Saúde estiveram nas unidades de saúde do município realizando palestras e dando orientações de combate ao mosquito da dengue, em mais uma ação importante para levar informação e conscientização à população.
Fonte: AC