Ao abrir a torneira e consumir a água fornecida pela Foz, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto, a população de Porto Ferreira está realizando um tratamento preventivo para sua saúde bucal, além de ingerir um elemento essencial para sua a vida, a água. Entre as diversas etapas do tratamento da água realizado pela concessionária, está à aplicação de flúor na água, o que ajuda a evitar o desenvolvimento de cáries.
A proteção dos dentes com o consumo de flúor por meio da ingestão de água é recomendada pelo Ministério de Saúde. Segundo levantamento da Funasa – Fundação Nacional de Saúde, pessoas que são submetidas ao consumo contínuo de água fluoretada reduzem em até 65% a incidência de cárie dental. O serviço de saúde pública dos Estados Unidos calcula que, para cada dólar gasto na fluoretação da água, 36 dólares são economizados no tratamento da cárie.
“As pessoas se preocupam muito com a ocorrência de cáries em crianças e adolescentes, mas é uma questão de saúde bucal para todas as idades. Com o flúor na água, conseguimos beneficiar todas as faixas etárias e classes sociais de Porto Ferreira. É um tratamento para todos”, destaca Ana Paula Correa, Técnica de Laboratório da Foz unidade de Porto Ferreira.
Além da aplicação do flúor na água tratada para abastecimento, a Foz realiza um controle minucioso e constante das concentrações realizadas antes de bombear a água para as residências, para atender conjuntamente a legislação, segundo a Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde, que aborda as normas e o padrão de qualidade da água potável, o valor máximo permitido é de 1,5 miligrama por litro (mg/l) e resolução SS65 de 12 de Abril de 2005 restringe esse valor entre 0,6 a 0,8 miligrama por litro.
Desta maneira, em 2013, a água de Porto Ferreira teve a dosagem média de 0,7 mg/l, segundo o Relatório Anual de Qualidade da Água, apresentado pela Foz.