Na última segunda-feira (14/07) a Seção de Controle de Vetores atualizou os dados referentes à dengue em Porto Ferreira. De acordo com o novo levantamento, já são 152 casos positivos este ano no município e 87 negativados. Um dado preocupante é que outros 170 casos suspeitos aguardam os resultados de laboratório.
“Já era para os números estarem diminuindo, pois estamos no período seco e de frio moderado. Porém, o que temos constatado é que o ritmo de contágio permanece o mesmo, o que é muito preocupante. Por isso pedimos mais uma vez a colaboração da população para eliminar qualquer objeto que possa servir de criadouro para o mosquito transmissor”, comentou José Antônio de Thomazi, chefe da Seção de Controle de Vetores.
Apesar de todos os pedidos, apelos e campanhas constantes de conscientização, os agentes ainda se deparam com situações que trazem enorme prejuízo à saúde da população. Esta semana, por exemplo, foram localizados dois depósitos irregulares de materiais que continham água parada e serviam de criadouro para o Aedes aegypti.
Um deles, com moldes de gesso para cerâmica e outros materiais, foi encontrado no Jardim Aeroporto. Outro, com diversos pneus usados, estava no Jardim Centenário.
“Nesses casos, a gente percebe que não é a população a responsável pelo descarte irregular, que é crime. Mas sim empresas que lidam com estes produtos e não dão a destinação correta. Caso a população se depare com este tipo de depósito irregular, pode fazer denúncia pelo telefone 3581-2299”, completou Thomazi.
Além destas ocorrências, na manhã de quarta-feira (16) os agentes encontraram um vaso sanitário com inúmeras larvas no banheiro de um depósito de materiais de construção de uma empresa localizada na Vila Nova.
Fonte: AC