O dia 8 de agosto foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Por iniciativa da equipe da UBS Dr. Mozart Baggio, do Jardim Águas Claras, foi realizada na quarta-feira (13/08), em parceria com o Laboratório Portolab, uma coleta de exames para verificação dos níveis do colesterol, orientações médicas e técnicas de enfermagem.
O colesterol ajuda na formação da membrana das células do corpo e é base para produção de hormônios sexuais. Mas, quando em excesso, ajuda na formação de placas de gordura na parede das artérias, dificultando a passagem do sangue, elevando o risco de enfarte, acidente vascular cerebral, entre outras doenças cardiovasculares.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que o controle do colesterol reduz em 20% as chances de ocorrência de derrame, diminui 33% de risco de infarto e até 25% do risco de morte por essas doenças.
A campanha deste ano da Sociedade Brasileira de Cardiologia contra o colesterol aponta que pelo menos 80% das mortes prematuras podem ser evitadas por meio de dieta saudável, atividade física regular, restrição ao tabaco e ao álcool e pelo controle efetivo da pressão arterial.
E a preocupação dos especialistas em conscientizar sobre os fatores de riscos não se restringe aos adultos. O excesso de frituras e consumo de alimentos industrializados por crianças e adolescentes também contribui para o aumento do chamado colesterol ruim (LDL) no sangue.
O colesterol é um tipo de gordura presente em grande parte dos alimentos, sobretudo na carne vermelha. Ele se divide em dois tipos. O LDL, mau colesterol, é absorvido pelos vasos sanguíneos e gera a placa de gordura que causa obstrução. O HDL, ou bom colesterol, retira o colesterol ruim da parede do vaso e o leva para o fígado, onde é metabolizado.
Fonte: AC