A segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra o HPV, voltada para meninas com idade entre 11 e 13 anos, já começou nas Unidades de Saúde de Porto Ferreira.
Esta semana, uma equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura fez reunião para traçar estratégias de vacinação junto às escolas do município. “O cronograma das unidades educacionais será divulgado em breve, mas quem quiser já pode tomar a vacina nas unidades de Saúde”, explica a diretora do Departamento, Edeltraut Zóia.
A vacina protege contra quatro sorotipos de HPV: o 16 e 18, que são associados ao câncer de colo de útero; e o 6 e 11, que causam verrugas genitais (condiloma). A vacina contra HPV é importante para as adolescentes porque a doença é altamente contagiosa. Pode ser transmitida por pele e mucosa por meio de relação sexual ou ainda transmitido da mãe para filho no momento do parto. A doença pode causar câncer de colo de útero.
A HPV é composta de três doses – a primeira foi realizada no mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. As meninas que não tomaram a primeira dose ainda poderão tomar a primeira dose dessa vez.
Fonte: AC