Edeltraut Zóia, ministro Arthur Chioro e prefeita Renata Braga
A prefeita Renata Braga, acompanhada pela diretora do Departamento de Saúde, Edeltraut Zóia, esteve na última segunda-feira (08/09) em Leme, onde participou da inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) daquele município e teve a oportunidade de entregar dois pedidos diretamente ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, presente ao evento.
A primeira solicitação é para a construção de um Centro Especializado de Reabilitação (CER), previsto no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite.
O CER é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde, e poderá ser organizado para atender de duas a quatro modalidades de reabilitação.
O CER conta com transporte sanitário, por meio de veículos adaptados, com objetivo de garantir o acesso da pessoa com deficiência aos pontos de atenção da Rede. Poderá ser utilizado por pessoas com deficiência que não apresentem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.
“O CER é uma obra grandiosa e que de início está sendo implantada em grandes centros. Mas como seria de grande utilidade para nossa população, fizemos o pedido ao ministro e ficaremos no aguardo de uma resposta”, comentou Renata Braga.
Vacinas
O segundo pedido é para a construção de uma Central de Rede de Frio Municipal, que é um prédio para armazenamento das vacinas que são recebidas mensalmente da Regional de Araraquara e distribuídas semanalmente às Unidades de Saúde.
Este projeto já foi aprovado na Comissão Intergestora Regional e na Estadual, com publicação no Diário Oficial. Além da construção, o projeto prevê equipamentos e uma unidade móvel para o transporte de vacinas.
“A Central da Rede de Frio é algo que está mais próximo, pois já cumpriu algumas etapas burocráticas. Pedimos que o processo tenha agilidade para ser implantado o quanto antes. Quem ama cuida, e nós estamos buscando recursos para que a nossa população possa ter mais conforto e melhor atendimento em todas as áreas”, concluiu a prefeita.
Fonte: AC