Os números da dengue divulgados na terça-feira (02/12) pela Seção de Controle de Vetores trazem dados alarmantes. Porto Ferreira confirmou no espaço de uma semana 69 casos positivos da doença. Com isto, o município registra em 2014 um total de 323 casos e está à beira de uma epidemia.
Diante do quadro extremamente preocupante, a prefeita Renata Braga teve uma reunião na tarde de terça-feira com a diretora do Departamento de Saúde, Edeltraut Nothling Zóia, equipe de Vetores, Procuradoria Jurídica e representantes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) de Araraquara – encarregados Marcelo Alves e Leonice de Lima – e Ribeirão Preto – engenheira Zulimar Catarina P.V. Telles Alves, diretora técnica de serviço de saúde.
“Com as chuvas recentes, o número de casos da doença ‘explodiu’. Lembrando que ainda temos 116 suspeitas que aguardam os resultados dos exames. Ou seja, os números podem e devem ser ainda maiores”, explicou a diretora Edeltraut.
De acordo com a Seção de Controle de Vetores, os bairros mais afetados são: Vila Daniel, Vila Nova, Jardim Primavera, Centro, Vila Maria, Jardim Santa Marta, Lagoa Serena, Alto do Serra D’água, Jardim Porto Bello, Vila Real, Jardim São Manoel e Águas Claras. “Como a gente percebe, a doença está espalhada por toda a cidade”, completou a diretora.
Dificuldades
A Prefeitura, por meio de suas equipes, vem realizando um trabalho constante de orientação e conscientização da população e fiscalização dos imóveis para recolhimento de objetos que possam acumular água parada e servir como criadouro para o mosquito transmissor. Inclusive com nebulização de veneno em vários bairros e regiões onde a incidência da doença é maior.
No entanto, de acordo com as autoridades, as maiores dificuldades estão no acesso aos imóveis. Muitos moradores recusam a entrada dos agentes de Vetores e também muitos imóveis encontram-se fechados.
“Sem a ajuda da população a gente não vai vencer esta batalha. Os agentes estão sempre identificados e é muito importante que eles entrem nos imóveis para fazer a vistoria. Estou muito preocupada com os números da doença e peço a ajuda de todos, porque a dengue é uma doença que pode até matar”, disse a prefeita Renata Braga, que determinou à Procuradoria Jurídica verificar a possibilidade de solicitar autorização judicial para o acesso a imóveis fechados ou que seja recusada a entrada dos agentes.
Em caso de dúvida sobre a identificação do agente, o morador pode confirmar pelo telefone 3581-2299 (Seção de Controle de Vetores).
Durante a reunião de terça-feira também foram discutidas novas campanhas de orientação e outras atividades de impacto para tentar barrar o avanço da doença.
Fonte: AC