Em requerimento encaminhado à Prefeitura o vereador Serginho Martins (PCdoB), questiona a possibilidade da prefeita Renata Braga interceder junto à Secretaria de Estado da Saúde, para a vinda de uma das unidades móveis do programa “Mulheres de Peito” para Porto Ferreira.
A carreta, equipada com mamógrafo, ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite e computadores, pode permanecer alguns dias em locais de grande circulação de pessoas e facilitar consideravelmente o acesso de mulheres aos serviços oferecidos.
“A grande vantagem é que os exames são realizados sem pedido médico, o que reduz a burocracia e incentiva mulheres a passar pelo procedimento, o que vai contribuir com o diagnóstico precoce, em casos de alguma anomalia, ou mesmo criar o hábito de fazer os exames”, defende Serginho.
Segundo ele, anteriormente a vereadora Patrícia Marques já havia encaminhado pedido semelhante diretamente ao secretário de governo, porém uma nova solicitação, assinada diretamente pela prefeita, poderá fortalecer o pedido. “Vejam que se trata de uma preocupação de dois vereadores, já que uma ação como esta ajudaria a reduzir a demanda existente na cidade. Tenho certeza que a prefeita Renata Braga e a diretora municipal de saúde Edeltraut Nothling Zoia se empenharão junto ao governo estadual para que a carreta venha até a nossa cidade”, finalizou Martins.