A convite do Presidente do Poder Legislativo, Vereador Luiz Antônio de Moraes, o Maguila, compareceram na Câmara Municipal na noite da segunda-feira, 2 de fevereiro, a Diretora do Departamento de Saúde, Edeltraut Notling Zoia, acompanhada do assessor José de Thomazi e a representante do Hospital Dona Balbina, Natalia Aparecida Bagatin. Também se fez presente, o Diretor do Departamento de Planejamento Urbano, Dori Américo, que desde o início do ano, vem desempenhando cumulativamente, as tarefas de assessor para assuntos legislativos, por determinação da Prefeita Renata Braga.
Na mesa de reuniões estiveram os vereadores: Dentinho, Élcio Arruda, Dorival Braga, Miguel Bragioni, Romulo Rippa, Edite, Serginho Martins, Marcelo Nery, Patricia Marques, Maguila e Gilson Strozzi.
A pauta focou exclusivamente esclarecimentos a respeito do trabalho realizado até o momento pela Prefeitura no combate à epidemia de Dengue na cidade, com destaque para a união de esforços entre todos os órgãos que atuam na saúde ferreirense e, principalmente, o apoio e o engajamento da Câmara Municipal no planejamento e nas ações futuras.
A Prefeita Renata Braga, em compromissos oficiais em São Paulo, não pôde comparecer à reunião do Legislativo, mas foi citada pela Diretora Edel pelos seus esforços e empenho pessoal, inclusive por ter mantido reunião com o próprio Governador Geraldo Alckmin, de quem recebeu total respaldo para a superação da epidemia de Dengue em Porto Ferreira.
Edel, Thomazi e Natália expuseram a metodologia de atendimentos e troca de informações entre Prefeitura e Pronto Atendimento, além dos demais serviços de saúde na cidade, bem como apresentaram os gráficos e controles realizados e detalharam a maneira como está acontecendo a campanha emergencial, sua estrutura material e pessoal, e agradeceu empresários que vêm colaborando voluntariamente, principalmente para com o aparato necessário para o andamento dos arrastões.
Os vereadores sugeriram a promulgação de um Decreto que configure a epidemia como estado de emergência, massificação das informações para a população e fortalecimento e agilidade na parceria com a SUCEN e correlatos e contratação de mais pessoas, para aumento na eficácia do combate aos criadouros, larvas e mosquitos aedes aegypti, transmissores da Dengue.
“Esse intercâmbio, primeiramente esclarece aos vereadores as ações que estão sendo realizadas pela Administração e demais entidades que atuam na saúde pública de Porto Ferreira, mas, principalmente, promove a união dos Poderes Executivo e Legislativo na campanha de combate à epidemia de Dengue, assunto que na atualidade tem sido o de maior preocupação para todos nós, e como tal, exige que o Governo Municipal faça a sua parte e se desdobre para conseguirmos eficiência e eficácia, contando com a população que deve fazer a sua parte, mas que, para tanto, precisa estar sendo informada, orientada e atendida com muita presteza, agilidade e exatidão pela rede limpeza, saneamento e saúde pública”, declarou o Presidente Maguila.