Começou a funcionar na quarta-feira (06/05) em Porto Ferreira a carreta-móvel da mamografia do Estado de São Paulo, do programa “Mulheres de Peito”. O veículo está localizado na praça Ana Maria Libertucci Salzano, em frente a estação rodoviária, para atender gratuitamente as mulheres.
A carreta ficará em Porto Ferreira até o dia 29 de maio e o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mulheres de 35 a 49 anos precisam de solicitação do exame, que pode ser obtida nas Unidades de Saúde do município. Mulheres acima de 50 anos não precisam da solicitação.
Todas devem comparecer à praça com os seguintes documentos para agendamento: Cartão SUS, RG (identidade), comprovante de endereço e o pedido de mamografia para as pacientes entre 35 a 49 anos. Os exames serão agendados diretamente na carreta de mamografia e serão realizados na quantidade de até 50 por dia.
Os resultados dos exames serão enviados pelo correio. Por isso é necessário saber o endereço de residência corretamente.
A prefeita Renata Braga comemorou mais esta benfeitoria proporcionada pelo Governo do Estado à população ferreirense. “Quero agradecer ao governador Geraldo Alckmin, pois atendeu mais este pedido nosso, que fiz ainda em abril do ano passado em encontro com o secretário estadual David Uip, intermediado pelo deputado Orlando Morando, do qual participou também o vereador Marcelo Nery”, lembra.
Renata Braga ainda agradeceu aos vereadores Élcio Arruda, Patrícia Marques e Sérgio Martins, que também fizeram trabalhos de solicitação da carreta-móvel na Câmara, extensivo aos demais parlamentares que sempre aprovaram estas matérias de forma unânime.
Como funciona
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico radiologista especializado em mama. Além de mamógrafo, os veículos são equipados com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
Desde o início de 2014, as carretas estiveram em 40 locais e em mais de 20 municípios paulistas. Com elas foram realizados mais de 39,5 mil exames, dos quais 37.557 mamografias, 1.700 ultrassonografias e 252 biópsias.
Das 37,5 mil mulheres avaliadas, 448 foram direcionadas a centros de referência que integram a rede Hebe Camargo de combate ao câncer, para prosseguimento das investigações de alterações identificadas nos laudos. O número de encaminhamentos representa aproximadamente 1,2% do público alcançado, percentual compatível com os padrões da literatura médica referente ao câncer de mama.
Fonte: AC