A carreta-móvel da mamografia do programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado, está recebendo um grande número de mulheres que buscam por meio dos exames fazer a prevenção ao câncer de mama. A unidade está desde a semana passada (06/05) em Porto Ferreira, na praça Ana Maria Libertucci Salzano, em frente à estação rodoviária, para atender gratuitamente as mulheres.
No início da tarde de terça-feira (12/05) a prefeita Renata Braga, o vice-prefeito Dr. Carlos Eduardo da Silva e os vereadores Sérgio Martins e Marcelo Nery visitaram a carreta e acompanharam os trabalhos das equipes. Também presentes o diretor do Departamento de Saúde, Geraldo Alencar Ribeiro, e a assessora técnica do Departamento, Edeltraut Zóia.
Na oportunidade, os profissionais fizeram alguns pedidos às autoridades, para melhoria dos serviços. Um deles é com relação à entrega dos resultados dos exames pelos Correios. Segundo os profissionais, o órgão alegou falta de funcionários para uma entrega mais rápida e a Prefeitura vai, agora, estudar a possibilidade de se buscar os exames em São Paulo, uma vez que diariamente veículos da Saúde se dirigem à Capital paulista.
Outro assunto levantado foi quanto ao agendamento dos exames pelas Unidades de Saúde nos bairros. Em alguns casos está havendo um acúmulo de agendamentos em determinados horários, mas o diretor Geraldo Ribeiro se prontificou a reavaliar os procedimentos e orientar novamente as equipes.
A prefeita Renata Braga conversou com as mulheres que estavam na fila de espera e foi conhecer o trabalho realizado no interior da carreta. Aproveitou e também realizou uma mamografia. “É muito importante a prevenção ao câncer de mama, que é um dos principais causadores de mortes de mulheres no país. Importante também dizer que a carreta ficará até o final do mês em Porto Ferreira. Portanto, haverá tempo para atender a toda demanda”, ressaltou.
Período e funcionamento
A carreta ficará em Porto Ferreira até o dia 29 de maio e o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Mulheres de 35 a 49 anos precisam de solicitação do exame, que pode ser obtida nas Unidades de Saúde do município. Mulheres acima de 50 anos não precisam da solicitação.
Todas devem comparecer à praça com os seguintes documentos para agendamento: Cartão SUS, RG (identidade), comprovante de endereço e o pedido de mamografia para as pacientes entre 35 a 49 anos. Os exames serão agendados diretamente na carreta de mamografia e serão realizados na quantidade de até 50 por dia.
Os resultados dos exames serão enviados pelo correio. Por isso é necessário saber o endereço de residência corretamente.
As unidades móveis contam com equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico radiologista especializado em mama. Além de mamógrafo, os veículos são equipados com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
Fonte: AC