A epidemia de dengue vivenciada em Porto Ferreira e no restante do país desde o final do ano passado ainda deixa seus rastros. Esta semana, a Seção de Controle de Vetores informou que o município registrou um caso da doença no mês de agosto, mesmo a região tendo recebido pouquíssimas chuvas no último mês. Em julho, foram três casos confirmados.
Com isso, Porto Ferreira chega a 4.310 casos no ano. “É preocupante, pois não era para termos nenhum caso de dengue nesta época do ano”, diz José Antônio de Thomazi, chefe da Seção de Vetores. Ele solicita a ajuda da população para notificar o aparecimento de sintomas e suspeitas aos órgãos de Saúde do município.
Após o período de epidemia, a sorologia voltou a ser feita no Instituto Adolfo Lutz. “É importante colher o sangue na Vigilância Epidemiológica e encaminharmos os exames. Desde a suspeita nós agimos rapidamente na região onde mora o paciente”, completa Thomazi.
O chefe da Seção de Vetores diz que as equipes ainda têm dificuldades para entrar nos imóveis para realizar as vistorias. “Encontramos muitas larvas do mosquito transmissor e isto é grave. Mesmo com toda a campanha que foi feita, muita gente ainda não se deu conta do perigo de uma nova epidemia”, completou.
Fonte: Assessoria de Comunicação