O Hospital do Câncer de Barretos, há mais de 50 anos atende a pacientes pobres de todos estados brasileiros, pessoas estas que não tem condições de pagar o altíssimo custo do tratamento. Em 2014 o Hospital recebeu pacientes de mais de 1756 localidades, sendo 100% via SUS, com cerca de 4.100 atendimentos/dia, totalizando 740.070 atendimentos no ano. Sendo que para Porto Ferreira, em 2014 foram realizados 3.311 atendimentos para 286 pacientes.
Atualmente segundo informações da própria Fundação Pio XII, existe um grande déficit financeiro mensal, sendo assim necessário ajuda financeira para continuar o bom atendimento prestado no hospital. O povo brasileiro tem demonstrado grande apoio, gratidão e solidariedade o que tem mantido as portas do hospital abertas, por outro lado Porto Ferreira não oferece nenhum apoio financeiro, a este hospital.
Diante destes fatos, o vereador Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, enviou um requerimento a Prefeita Municipal, solicitando a possibilidade da Prefeitura firmar um convênio ou oferecer uma subvenção financeira para ajudar aquele hospital.
Em seu requerimento Maguila, questiona sobre a possibilidade de subvenção ou até mesmo convênio, para a Fundação Pio XII – Hospital do Câncer de Barretos, quando o Projeto de Lei poderia ser enviado para a Câmara Municipal, além de reforçar uma proposta já enviada anteriormente sugerindo a destinação do prédio da futura UPA – Unidade de Pronto Atendimento (atrás da Faculdade ASSER), para outra atividade uma vez que já temos Pronto Socorro na cidade, e porque não, firmar um convênio com a Fundação Pio XII – Hospital do Câncer de Barretos, para utilizar estas instalações para uma extensão de atendimentos de baixa complexidade, como consultas, curativos, entre outros, aliviando desta forma a viagem para os pacientes de Porto Ferreira e até da região, e também aliviando os atendimentos e despesas do Hospital do Câncer de Barretos.