Assim como nos anos anteriores, a Odebrecht Ambiental aderiu ao movimento denominado “Outubro Rosa”, que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, envolvendo a participação da sociedade, empresas e entidades. Essa ação iniciou-se em 1997, nos Estados Unidos, e foi ganhando o mundo como uma forma de conscientização acerca da importância de um diagnóstico precoce.
Em seu atendimento ao público, os clientes estão recebendo balões na cor rosa com mensagens de conscientização, assim como informações sobre a importância do diagnóstico precoce e as formas de prevenção. Além disso, os integrantes adotaram a cor rosa em seus vestuários do dia a dia para mostrar o engajamento de cada um com o tema.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhão de novos casos e causam 458 mil mortes pela doença por ano. Embora muitas pessoas ainda não saibam, o câncer de mama não atinge apenas as mulheres. Homens também podem desenvolver a doença, embora esta situação seja mais rara. O autoexame deve ser feito regularmente, pois a detecção da doença em seu estágio inicial aumenta muito as chances de cura.
Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar, nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.
De acordo com Marcos Dória – Gerente Administrativo/Financeiro da Odebrecht Ambiental – unidade Porto Ferreira, a concessionária apóia regularmente as ações sociais desenvolvidas. “É de extrema importância para nós participarmos dessa campanha e ajudarmos em uma causa tão importante como essa” ressaltou.