Para comemorar a Semana de Saúde Bucal, a Divisão de Odontologia do Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira organizou um evento que reuniu orientação e lazer para os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis). Entre segunda e quarta-feira (26 a 28/10), nos períodos da manhã e tarde, no Anfiteatro Isaltino Casemiro, foi apresentada uma peça teatral do programa Sorrindo para o Futuro.
Na peça, bonecos representando o Dr. Sorriso, dentes saudáveis e não-saudáveis, escova, creme dental e flúor interagem com as crianças e levam orientações e prevenção.
A abertura dos trabalhos aconteceu na manhã de segunda-feira, em evento que reuniu a prefeita Renata Braga; o vereador Marcelo Nery de Oliveira; os diretores dos Departamentos de Saúde e Educação, Geraldo Alencar Ribeiro e Maria Regina Nascimento Nery, respectivamente; o chefe da Divisão de Odontologia, Dr. Dércio Melara; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dr. Marcelo Melara; o chefe da Seção de Cultura, Alan João Orlando; demais membros da equipe de Odontologia; profissionais da categoria e convidados, além dos alunos e seus professores.
Antes da peça, o Dr. Dércio Melara discorreu sobre a história dos tratamentos dentários no Brasil e mostrou estatísticas que registram dados preocupantes, como o fato de 55% dos idosos do país usarem próteses (dentadura). “Estudos dizem que os dentes representam 70% da harmonia facial da pessoa. Portanto, a falta de dentes torna-se uma marca social”, completou.
O diretor de Saúde, Geraldo Ribeiro, e a prefeita Renata Braga também falaram e fizeram agradecimentos à equipe de dentistas da Prefeitura, tanto pela implantação do programa Sorrindo para o Futuro, como também pelo trabalho realizado ao longo do ano. “Quando se tem vontade, nós conseguimos e chegamos aos nossos objetivos. Agradeço à equipe por fazer algo diferente, com muita criatividade, muito amor”, disse a prefeita.
O programa
O programa Sorrindo para o Futuro, projeto inovador lançado em 2014 pela Divisão de Odontologia da Prefeitura de Porto Ferreira, desenvolve ações educacionais, de prevenção e curativas para todos os alunos das escolas municipais de educação infantil (Emeis) e creches do município.
Todas as ações são desenvolvidas na própria unidade de ensino, numa nova técnica denominada TRA, que é um método de tratamento da cárie dentária que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI), como forma de melhorar a saúde bucal de grandes contingentes populacionais, num espaço de tempo menor. Pode ser realizado em espaços sociais, como os de escolas públicas, ou em unidades de saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação