A Seção de Controle de Vetores do Departamento de Saúde da Prefeitura de Porto Ferreira anunciou esta semana que retomará os arrastões contra a dengue a partir do próximo dia 28 de novembro.
Os arrastões serão realizados pelos agentes todos os sábados, em bairros do município que apresentem maior número de suspeitas ou casos confirmados.
“Não divulgaremos um calendário antecipado dos locais. Desta vez vamos atuar conforme for necessária uma maior intervenção dos agentes no trabalho de limpeza, bloqueio de criadouros do mosquito e nebulização de veneno. Por exemplo, se os casos estiverem surgindo no Centro, é ali que iremos atuar naquela semana”, explica Geraldo Alencar Ribeiro, diretor do Departamento de Saúde.
Assim, a escolha da região se dará no decorrer da semana que antecede o arrastão e os canais de comunicação da Prefeitura farão a divulgação à população, para que esta colabore e permita a entrada em seus imóveis das equipes.
Semana Estadual de Combate
De 23 a 27 de novembro também acontece a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, com o tema “Todos juntos contra a Dengue!”.
No período, os municípios fortalecerão as ações contra a doença, com ênfase na divulgação de sinais e sintomas de dengue e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
A situação epidemiológica da dengue no Estado em 2015 demonstra que o vetor (mosquito) e a circulação do vírus continuaram a ocorrer no inverno e na primavera, ou seja, a transmissão não foi interrompida nos meses de temperaturas mais baixas e de pouca chuva.
“Com esse cenário, fica o alerta a todos – gestores, profissionais da saúde e à população: o combate ao mosquito e a vigilância de casos da doença devem vem ser feitas 365 dias do ano, como fazemos aqui em Porto Ferreira. Mas todos têm que ajudar e são responsáveis. Somente dessa forma poderá ocorrer o controle da dengue, reduzindo o número de casos e evitando as mortes”, concluiu Ribeiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação