Acompanhando da enfermeira Lea Carvalho, o Presidente da Câmara, Vereador Luiz Antonio de Moraes, o Maguila, visitou na última semana as instalações do Centro de Especialidades Médicas “Dr. Américo Montenegro” e a Farmácia Cidadã.
Idealizada por Maguila, a Farmácia Cidadã foi inaugurada em junho de 2005 e atende a população ferreirense até os dias atuais. A Farmácia funciona por meio de doações de medicamentos feitas por pessoas, laboratórios, consultórios médicos, entidades de serviços, enfim, todos podem doar medicamentos novos ou mesmo sobras de tratamento que a pessoa tenha feito e não necessite mais daqueles medicamentos.
Todas as doações passam por um processo de seleção, onde é inspecionada a data de validade, integridade da embalagem, entre outras condições. Após essa triagem os medicamentos ficam a disposição da sociedade, em especial a população mais carente.
Durante a visita, Maguila e Léa, puderam observar as condições atuais de funcionamento da Farmácia Cidadã, bem como, da farmácia da Prefeitura, que trabalha com medicamentos recebidos do estado e comprados com recursos próprios.
Foi diagnosticado durante a visita a necessidade de a administração municipal intensificar a busca por medicamentos doados, através de contatos com laboratórios e consultórios médicos, além de campanhas informativas para conseguir doações sistemáticas da sociedade, para ter uma maior oferta de medicamentos para a população.
“Sempre disse que a Farmácia Cidadã, é uma grande opção, pois além de atende a população, reduz o custo de compra de medicamentos com recursos da própria Prefeitura, que pode ser aplicado em outras ações na área de saúde", disse o vereador Maguila durante a visita.
Outro fato que chamou a atenção do Presidente da Câmara foi o estado de conservação prédio que abriga Centro de Especialidades Médicas “Dr. Américo Montenegro”, onde está instalada a Farmácia Cidadã. “Este espaço público necessita de reformas urgentes. Inúmeras pessoas, entre pacientes e funcionários, circulam por aqui todos os dias, o que torna necessário manter este ambiente em condições saudáveis, dentro das regras legais de vigilância sanitária. É necessário também oferecer uma estrutura que garanta aos profissionais da área da saúde, a realização de seus serviços com qualidade”, comentou o vereador Maguila.
A enfermeira Lea Carvalho, comentou que “este projeto da Farmácia Cidadã é excelente, precisa ser mais utilizado pela Administração Municipal, precisa valorizar e investir em projetos como este, que conseguem atender as necessidades da população sem gerar despesas para os cofres municipais, Maguila teve uma excelente ideia, quando apresentou esta proposta, que merece ser valorizada e nunca esquecida.”
O vereador Maguila, conversou com os servidores que estavam no local, e se comprometeu a buscar alternativas para melhorar a estrutura da Farmácia Cidadã, bem como propor a reforma do prédio e aumento de servidores em algumas áreas. visando a melhoria da qualidade do atendimento de saúde à população ferreirense.