Imunizante reduz riscos de infarto e complicações cardiovasculares, especialmente em pessoas com diabetes, hipertensão e obesidade
O Instituto Butantan desmentiu, nesta semana, um dos boatos mais comuns relacionados à vacinação contra a gripe: a ideia de que o imunizante possa causar Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou doenças cardíacas. Segundo a instituição, além de não oferecer esses riscos, a vacina contra a influenza traz benefícios significativos à saúde cardiovascular e pode, inclusive, evitar infartos e seus desdobramentos.
De acordo com a gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Butantan, Carolina Barbieri, a vacinação contra a gripe ajuda a prevenir quadros inflamatórios graves que podem descompensar doenças pré-existentes, como diabetes, hipertensão e obesidade. “Temos estudos que comprovam com evidências científicas potentes que vacinar contra a gripe tem um impacto positivo muito grande nestas pessoas. Quem afirma que a vacina causa essas doenças está indo na contramão da ciência”, explica.
A vacina da gripe disponível no Programa Nacional de Imunizações (PNI) é a trivalente produzida pelo próprio Butantan e tem eficácia comprovada na prevenção de complicações, hospitalizações e mortes causadas pelo vírus influenza. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vacina brasileira passou a integrar, em 2025, o Calendário Nacional de Vacinação de rotina para crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, gestantes e pessoas com 60 anos ou mais.
Isso significa que esses grupos prioritários poderão receber a vacina ao longo de todo o ano nas unidades básicas de saúde, e não apenas durante campanhas sazonais.
A recomendação dos especialistas é clara: a vacinação anual continua sendo essencial, especialmente para quem está em grupos de risco. “Tomar a vacina todos os anos não sobrecarrega o organismo e não há contraindicação pelo fato de ter se imunizado no ano anterior”, reforça Barbieri.
Além da proteção contra o vírus influenza e seus sintomas respiratórios, o imunizante funciona como uma importante aliada na prevenção de problemas mais graves um reforço importante, principalmente para quem já convive com doenças crônicas.
Fonte: agenciasp.sp.gov.br