Estudo visa criar nova lista de palavras monossilábicas para avaliação auditiva.
A Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto está com inscrições abertas para voluntários interessados em participar de uma pesquisa sobre percepção de fala. O estudo, conduzido por alunos e professores do curso de Fonoaudiologia, busca criar uma nova lista de palavras monossilábicas para uso em avaliações auditivas.
Podem participar homens e mulheres com 18 anos ou mais, sem queixas auditivas. Os interessados devem preencher um questionário online para se inscrever. O link está disponível no site da instituição.
Todos os procedimentos da pesquisa serão realizados no Centro Especializado de Otorrinolaringologia e Fonoaudiologia (Ceof), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). O teste, que não apresenta riscos à saúde, faz parte da rotina clínica de avaliação audiológica e dura de 30 a 45 minutos.
Como será o teste?
Os voluntários passarão por uma série de exames e avaliações, incluindo:
- Teste de avaliação cognitiva (MoCA);
- Otoscopia;
- Audiometria tonal limiar;
- Imitanciometria;
- Índice de percentual de fala (IPRF).
Após esses exames, os participantes serão solicitados a escutar três listas de palavras gravadas e julgar a clareza de cada uma.
A pesquisa é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna de Fonoaudiologia Lorena Rodrigues, com orientação do professor Humberto Simões da FMRP.
Fonte: acidadeon