Complexo industrial em Camaçari marca o início da produção nacional de veículos elétricos e híbridos; cerimônia conta com a presença do presidente Lula e lideranças políticas
A montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) vai inaugurar nesta quinta-feira (9), às 11h30, sua primeira fábrica de veículos no Brasil. Localizada em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, a unidade representa um marco histórico: é a primeira planta industrial de carros elétricos e híbridos do país. Com um investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo promete impulsionar a transição energética e gerar milhares de empregos na região.
A cerimônia de inauguração conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do presidente da BYD, Wang Chuanfu.
Construída do zero no Polo Petroquímico de Camaçari, a nova fábrica ocupa parte do antigo terreno da Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço, com 4,6 milhões de metros quadrados o equivalente a 645 campos de futebol, foi adquirido pelo governo baiano em 2023 e teve as obras iniciadas oficialmente em março de 2024.
O complexo industrial da BYD em Camaçari abriga três unidades voltadas à produção de:
- veículos elétricos e híbridos;
- caminhões e chassis para ônibus;
- insumos para baterias, como lítio e ferro fosfato.
A expectativa é de geração de até 20 mil empregos diretos somente na fábrica, além de milhares de vagas indiretas. A unidade contará com tecnologias avançadas e foco em pesquisa e desenvolvimento.
O primeiro modelo a ser fabricado no Brasil será o BYD Dolphin Mini, atualmente o carro elétrico mais vendido do país, com mais de 34 mil unidades comercializadas. O primeiro veículo 100% nacional foi apresentado em julho deste ano. A linha de produção também incluirá os super híbridos BYD Song Pro e BYD King, em versões GL e GS.
A inauguração da fábrica consolida a entrada definitiva da BYD no mercado automotivo brasileiro, marcando um novo ciclo para a indústria nacional e para a economia baiana.
Fonte: g1