Emissora britânica é acusada de manipular fala de 2021 e enfrenta crise interna com renúncias na direção
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou processar a BBC em até 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,6 bilhões) após alegar que um documentário da emissora britânica teria manipulado um discurso seu de 6 de janeiro de 2021. A equipe jurídica do republicano enviou à empresa um ultimato com prazo até 14 de novembro para que seja feita uma retratação “completa e justa”, sob pena de ação judicial.
O documentário em questão, exibido originalmente em outubro de 2024 no programa Panorama, teria unido trechos distintos da fala de Trump, criando a impressão de que ele incitava diretamente seus apoiadores a atacarem o Capitólio, episódio que marcou o fim de seu mandato.
A polêmica se agravou após o vazamento de um memorando interno da BBC, revelado pelo jornal The Telegraph na semana passada. O documento, escrito por Michael Prescott, ex-assessor do comitê de padrões editoriais da emissora, acusava o canal de apresentar vieses em sua cobertura, incluindo postura anti-Trump, anti-Israel e parcialidade em temas de identidade de gênero. Prescott também destacou falhas na cobertura sobre Gaza, especialmente no serviço BBC Arabic.
A repercussão provocou uma crise interna na emissora. A diretora de notícias, Deborah Turness, anunciou sua renúncia no domingo, acompanhada pelo diretor-geral, Tim Davie. Ambos vinham sendo pressionados após as revelações do memorando e as críticas sobre a credibilidade editorial da BBC.
Na segunda-feira, o presidente da emissora, Samir Shah, reconheceu que houve um erro de julgamento na produção do documentário e admitiu que a edição do discurso de Trump pode ter transmitido uma impressão equivocada de um chamado à ação. Shah afirmou ainda que a BBC lamenta o ocorrido e pretende se desculpar publicamente.
O caso reacende o debate sobre imparcialidade jornalística e reforça a tensão entre Trump e veículos de comunicação internacionais, em meio à retomada de sua campanha política nos Estados Unidos.
Fonte: bbc.com







